SISTEMA PESSA DE FAZER NOTES: COMO ANOTAR INFORMAÇÕES QUE VALEM DINHEIRO NAS MESAS

Tempo de leitura: 10 minutos

INTRODUÇÃO 

Imagine essa situação…

Reta final do torneio. Você tem 25 big blinds com 77 no big blind e o jogador do botão vai all-in de 15bb. E aí, call ou fold?

Decisão difícil, né?

Agora imagina essa mesma situação, só que sabendo que o vilão do botão costuma dar esse all-in segurando qualquer Ax e qualquer par (22+).

Ficou mais fácil pagar o all-in dele?

Isso é o poder de um note!

E é por isso que dizemos que notes valem dinheiro. Porque eles valem mesmo!

Quando temos mais informações sobre o vilão, fica mais fácil saber qual é a melhor decisão contra ele. Ou seja, as decisões mais lucrativas.

Não importa se você já usa softwares de apoio como Hold’em Manager ou não…

Fazer suas próprias anotações é uma arma muito poderosa pra ter vantagem sobre os seus adversários.

O QUE É UM NOTE?

Note em inglês significa nota; anotação; lembrete; comentário…

Um “note” é simplesmente uma anotação de uma informação sobre o vilão.

“Beleza Pessa, e o que eu preciso anotar? Como fazer notes?”

Essa é uma das perguntas que eu recebo com mais frequência e é por isso que eu escrevi esse texto explicando o “Sistema Pessa” de fazer notes, que nada mais é que o meu jeito de fazer notes, só que explicado organizadamente pra você entender e usar na próxima vez que jogar.

O que você vai aprender com o “Sistema Pessa”:

  • 3 principais informações que um note escrito deve ter

  • Sistema de marcação cor/perfil

  • Principais características para identificar cada perfil

  • 7 exemplos de aplicação prática do Sistema Pessa

 

O que você vai ler aqui não é só o meu jeito de fazer notes.

Eu criei esse material com a ajuda do Conselho MGMV, que é um grupo restrito de alunos que foram selecionados pra fazer a ponte entre você e eu.

Por serem grinders em atividade que estão começando bem as suas carreiras, esses alunos me ajudam a pensar em conteúdos e temas que você precisa nesse momento pra se tornar um jogador vencedor mais rapidamente.

AS 3 PRINCIPAIS COISAS QUE VOCÊ DEVE ESCREVER EM UM NOTE

1. Torneio + fase do torneio

A partir do momento que sabemos o que e como o vilão joga cada fase, fica mais fácil determinar o seu perfil.

2. Ação x Posição

O que nos levou a fazer o note (ação) e quais eram as posições dos players na mesa. Isso é muito importante porque, dependendo da posição de cada um, a jogada pode ser totalmente normal ou simplesmente bizarra.

Descrever o que o vilão fez e de qual posição ele fez isso vai ser uma informação importante pra enfrentar esse adversário na próxima vez que encontrar com ele.

Exemplo:
Db all in over pot flop (J J 4) A9o mg. sng 9p $3,50

Db = donkey bet
mg = middle game

Tecla SAP:
O cara pagou o raise pré-flop e saiu apostando antes do agressor inicial da mão (Db) todas as fichas (all-in), sendo que o stack dele era maior do que o valor do pot (overbet), no flop veio J J 4 e ele tinha ás e nove sem ser do mesmo naipe. Tava na fase intermediária (mg) de um Sit & Go de $3,50.

Leitura pra próxima vez:
O vilão se aproveita de flops secos para tentar roubar o pote na marra, mesmo com uma mão sem equidade nenhuma. E faz isso normalmente quando os stacks já estão mais apertados (middle game/ late game).

3. Apelido

O apelido serve pra você bater o olho e identificar imediatamente o perfil do vilão e o que esperar dele. Não tem regra pra colocar apelido! Use a sua criatividade, o importante é ficar bem claro pra você!

Exemplo de apelido: speeew

Leitura:
Eu particularmente uso bastante esse apelido pra jogadores que vomitam fichas e exageram na agressividade. Quanto mais “es” no apelido, mais spew é o vilão. Então, quando eu bato o olho e leio “speeeeeeeew” é porque é sonho demais! kkkkk

SISTEMA COR x PERFIL

Assim como o apelido, a cor também ajuda a acelerar o processo: só de bater o olho na mesa você já tem uma leitura geral do que esperar de cada adversário.

O que eu vou mostrar pra você agora é o jeito que eu faço, o “Sistema Pessa”. Mas se você quiser adaptar para um sistema seu, fique à vontade.

O que você tem que aprender é a dividir os vilões por perfil e dar uma cor para cada um deles.

Você vai ver a seguir o meu sistema de cores e as características que eu observo para enquadrar o vilão em cada perfil…

COMO IDENTIFICAR E MARCAR O PERFIL DO VILÃO

Azul claro = Muito Fraco

Faz muitas jogadas bizarras. Sabe aquele cara que dá 3bet all in de 100 big blinds no começo do torneio com J4s? Então, é esse cara!

Verde = Fraco/Inexperiente

O famoso fish! Faz jogadas ruins, mas não bizarras. São os players que costumam pagar bastante, são muito apegados às cartas que têm na mão e não conseguem interpretar as jogadas como um todo.

Amarelo = Regular/Balanceado

Joga bem o arroz com feijão e o push/fold com 10-12bbs. Suas ações fazem sentido: aposta quando tem que apostar, larga quando tem que largar, sem inventar muito. Esse não é o cara que vai dar 3 barris sem valor!

Laranja = Agro fraco

Joga muitas mãos pressionando muito, mesmo sem muito sentido. Normalmente faz muita donkey bet, principalmente em flops secos. O importante pra ele é puxar o pote, mesmo que seja na marra.

Vermelho = Agro bom

Aproveita muitos spots de pressão, joga bem. Esse é o cara que vai pressionar muito em fases finais quando estiver Chip Leader!

Azul = Nit

Joga poucas mãos, bem seguro. É parecido com o regular/balanceado, só que mais tight e mais passivo. O nit abre menos mãos das posições finais. Dificilmente vamos ver ele abrindo 54s no botão, por exemplo.

OBS: No PokerStars, por exemplo, você pode configurar cada cor com o nome do perfil correspondente.

2 COISAS ESSENCIAIS QUE VOCÊ PRECISA SABER

1. Showdown = informação gratuita = $

Mesmo que você não esteja envolvido na mão, fique atento à ação da sua mesa. Principalmente as mãos que vão pra showdown!

Quando um adversário mostra suas cartas, você tem a preciosa informação de como ele jogou aquele spot.

Informação sem custo pro seu stack e que vai valer dinheiro lá na frente!

2. É normal ficar sitting out

No início é complicado pensar no jogo e fazer os notes ao mesmo tempo.

Muitas vezes você vai acabar ficando sitting out de uma ou outra mesa, mas isso é totalmente normal. Você deve evitar sempre, mas às vezes acontece.

Eu mesmo quando estou em muitas mesas, ainda fico sitting out uma vez ou outra.

Uma técnica que eu uso é parar de anotar, focar na ação da outra tela, e depois voltar pra mesa anterior e terminar de fazer o note.

O importante é se acostumar a fazer os notes porque, na próxima vez que você encontrar com aquele adversário, vai saber como jogar contra ele.

OS 5 PASSOS DO SISTEMA PESSA DE FAZER NOTES

  1. Ficar sempre atento aos showdowns para coletar informações dos vilões

  2. Identificar uma informação que justifique o note

  3. Marcar com a cor do perfil

  4. Escrever a informação

  5. Usar os notes para explorar os vilões

 

OBS: Nem sempre você precisa fazer a anotação escrita e marcar a cor ao mesmo tempo. Às vezes, você vai precisar de mais informações sobre o seu adversário pra ter clareza de qual perfil ele é.

7 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO PRÁTICA DO SISTEMA PESSA

Os exemplos que você vai ver agora não são só de anotações minhas.

Aí também tem anotações de outros jogadores pra você ver que não existe uma regra rígida para fazer notes. Cada um faz do seu jeito.

Mas, se você adaptar o Sistema Pessa ao seu jeito, eu garanto que você vai conseguir fazer anotações que vão trazer uma melhora imediata pro seu jogo.

EXEMPLO 1

Flat e call 3bet all in tendo 25bbs 22 hj x sb eg. sng 9p $3,50 (muito fraco = azul claro)

Tecla SAP: O vilão deu apenas call com 22 e pagou o 3bet all in de 25bbs estando no HJ (Hi Jack) contra o SB (Small Blind), e isso aconteceu no Sit&Go 9 players $3,50.

Leitura: O vilão gosta de ir para o gamble com com muita ficha tendo mãos muito fracas, então podemos atolar mais mãos contra ele.

EXEMPLO 2

b100 – deu apenas call com JJ no SB (fraco = verde)

Tecla SAP: b100 = blind 50/100

Leitura: É um vilão muito passivo que quase não dá raise, então quando ele jogar mais agressivo na maioria das vezes vai ter um jogo muito forte.

EXEMPLO 3

Shove de 10bbs do btn com A5o 4hand. sng 45p $0,50 (Regular/Balanceado = amarelo)

Tecla SAP: O vilão foi all in de 10bbs com A5o (offsuit = naipes diferentes) do BTN (botão) no 4hand do Sit&Go 45 players $0,50.

Leitura: Jogador ABC, joga o arroz com feijão sem trabalhar o stack na ponta dos dedos. Podemos ampliar um pouco o range de call quando ele for all in nesses spots, já que se ele shova A5o, na maioria das vezes vai shovar 22 também.

EXEMPLO 4

Db all in over pot flop (J J 4) A9o mg. sng 9p $3,50 (Agro mais fraco = marcar de laranja)

Tecla SAP: O cara pagou o raise pré-flop e saiu apostando antes do agressor inicial da mão (Db) todas as fichas (all-in), sendo que o stack dele era maior do que o valor do pot (overbet), no flop veio J J 4 e ele tinha ás e nove sem ser do mesmo naipe. Tava na fase intermediária (mg) de um Sit & Go de $3,50.

Leitura: O vilão se aproveita de flops secos para tentar roubar o pote na marra, mesmo com uma mão sem equidade nenhuma. E faz isso normalmente quando os stacks já estão mais apertados (middle game/ late game).

EXEMPLO 5

Pressiona na bolha CL. reg do $3,50 9p (Agro bom = vermelho)

Leitura: Ficar atento a spot em que ele possa nos pressionar e se aproveitar disso. Ou simplesmente não dar esses spots para ele.

EXEMPLO 6

Joga Nit = marcar de azul

Tecla SAP: O Nit é o jogador “tight-passivo”, aquele que joga o arroz com feijão do arroz com feijão.

Leitura: Não precisamos forçar muitas jogadas contra este tipo de jogador, como ele tem o perfil “honesto”, na maioria das vezes vai nos pagar quando tiver jogo e se não tiver vai foldar fácil.

EXEMPLO 7

Speew (Estoura over) (Agro ruim)

Tecla SAP: Spew é aquele jogador que exageram na agressividade e muitas vezes “vomita” as fichas no seu colo. “Estoura over” é que ele costuma gastar muito mais fichas do que o necessário em algumas situações.

Leitura: Como ele joga muito over e não tem muita paciência de jogar pós-flop, contra esse oponente a gente pode ampliar o range de call em algumas situações pré-flop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *